Abacate

Há mais de 500 variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes no tamanho, forma, peso, coloração dos frutos, com diferentes tipos de polpa, fibras, caroço e casca. O avocado (variação híbrida do abacate) possui a casca um pouco mais rugosa e geralmente a coloração castanho-escura na maturação.

Abacaxi

O abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Contém a enzima bromelina que auxilia na digestão e na redução de inflamações

Acerola

Muito rica em Vitamina C, também é fonte de Betacaroteno, Vitaminas do Complexo B e dos minerais: Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Manganês. Considerada uma das frutas mais ricas em vitamina C, ela é indicada na manutenção da saúde, aumento da imunidade, como também evita a debilidade, irritabilidade, a fadiga, além de diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares.

Ameixa

Destaca-se pelo alto teor de água (84,8%), pelo baixo valor calórico, por não conter gordura, por ser rico em potássio, fonte de fibras e vitamina C. Contém também cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, cobre, zinco, vitaminas A, B1, B6, niacina, proteína e carboidrato. Além disso, é uma fruta muito indicada para pessoas que possuem prisão de ventre, por ser um alimento laxante.

Banana

Fruta rica em açúcar e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. É também fonte de fibras e das vitaminas A, B1, B2 e C. A banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e causa sensação de bem estar. Além disso, este fruto tropical é muito rico em potássio que ajuda a melhorar a concentração, e pobre em sódio que contribui para diminuir a pressão arterial.

Caju

Riquíssimo em Vitamina C, é também fonte de Betacaroteno (provitamina A), Vitamina do complexo B e dos minerais Cálcio, Magnésio, Manganês, Potássio, Fósforo e Ferro. Além disso, fornece Carboidratos e sua castanha é uma boa fonte de proteínas e gorduras benéficas ao organismo

Caqui

O caqui tem alto teor de açúcares, concentra boas quantidades de vitaminas do complexo B, A e C, além de sais minerais. Algumas variedades têm alta concentração de tanino (provocam "cica"), enquanto outras são mais doces. O caqui é um alimento que pode auxiliar nos casos de anemia, desnutrição e descalcificação.

Carambola

A fruta é rica em sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A e C, além de ser, também fonte natural de ácido oxálico. Contém também 90% de água e é de baixo valor calórico.

Coco

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

Figo

O figo é um dos frutos de clima temperado com maior concentração de cálcio. Rico em açúcares, também possui potássio, magnésio, sódio e zinco. Contém uma enzima chamada ficina que ajuda na digestão da proteína.

Framboesa

É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso boa para repor as energias. Possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Além disso, as folhas da framboesa possuem um efeito antidiarréico e antiinflamatório.

Goiaba

Rica em fibras, vitaminas do complexo B e C, minerais como: fósforo, potássio e magnésio. A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, além de regular o aparelho digestivo.

Jabuticaba

É uma fruta rica em Vitaminas do Complexo B, mas possui também, em menor quantidade, Vitamina C, Ferro, Cálcio e Fósforo.

Jaca

Destaca-se por seu teor de água (75,1% em 100g), por não conter gordura, por ser fonte de magnésio e manganês e por ser rica em vitamina C.

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