Abóbora

Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, substância que, no organismo, é transformada em vitamina A, que combate os radicais livres - moléculas que alteram o código genético das células, podendo causar câncer. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

Abobrinha Verde

Alimento rico em Betacaroteno (provitamina A), a abobrinha é uma boa fonte de Vitamina C e dos minerais: Cálcio, Fósforo e Ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos.

Aipim

Alimento rico em carboidratos, excelente para a manutenção do sistema nervoso. Possui também sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B.

Alho

Possui vitaminas A, C e do Complexo B. Também apresentam minerais como: Flúor, Iodo, Ferro e Fósforo. A maior propriedade deste alimento, porém, está na substância chamada alicina (responsável pelo seu forte cheiro) que previne diversas doenças como: redução da pressão arterial; auxílio na redução do colesterol, redução de coágulos sanguíneos, diminuindo assim, o risco de infarto e derrame cerebral.

Aspargo

O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais: Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

Batata

É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos.

Batata Doce

Alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B.

Berinjela

Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5.

Beterraba

A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.

Brócolis

Possui considerável teor de vitamina C. Seu teor de vitamina A é elevado quando comparado ao repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-comum. Também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras.

Cebola

A cebola é a fonte mais rica em quercetina e alicina, potentes antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer de estômago, afinam o sangue, aumentam o bom colesterol, afastam os coágulos do sangue, combatem a asma, bronquite crônica e as infecções.

Cenoura

Hortaliça de alto valor nutritivo, sendo rica em vitamina A, cálcio, sódio e potássio. Auxiliando no combate as doenças oculares (cegueira noturna) e benefícios da pele.

Chuchu

É uma hortaliça de sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C.

Couve-flor

Também é uma hortaliça importante do ponto de vista nutricional, pois é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. Além disso, é livre de gorduras e colesterol, e possui teores baixos de sódio e calorias.

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